História da Noite Italiana de Antônio Prado – Rio Grande do Sul
No ano de 1980 acontecia em Antônio Pardo a primeira edição de uma festa que iria se consagrar como a melhor festa Italiana do Brasil.
Tudo surgiu em uma Convenção Nacional da CDL na capital gaúcha. Armindo e Nilva Beltrame e Saturnino e Gema Anghinoni que participavam do evento ficaram surpresos com o coquetel de encerramento do encontro. A farta comida italiana sendo servida em barricas de vinho. Na volta da convenção reuniram toda a diretoria da CDL e propuseram a criação de uma festa nos mesmos moldes de Porto Alegre. Foi aí que surgiu uma jornada de sucesso. Foi aí que surgiu a NOITE ITALIANA DE ANTÔNIO PRADO.
Conta a história que na primeira festa os organizadores distribuíam ingressos gratuitamente para que a população pudesse participar e eles difundirem a ideia.
A Noite Italiana é inspirada nos costumes e receitas passadas de geração em geração, onde se aprecia a farta e deliciosa gastronomia junto com muita diversão. Soma-se a isso, a alegria de confraternizar com amigos, a família e pessoas que chegam de várias cidades e Estados.
Evento promovido e coordenado pelo Câmara de Dirigentes Lojistas de Antônio Prado (CDL) que inova em cada edição, sem esquecer de manter a essência: farta gastronomia, animação com renomados shows que mesclam músicas italiana e gaúchas.
São cinco grandes buffets completos onde são servidos frango à menarosto e a passarinho, polenta frita e brustolada, batata doce, copa, salame, queijo, pão, pepino, grostoli, bolo, cuca, biscoito colonial, merengue, frutas, doces, vinhos, sucos, refrigerante e água.
A Noite Italiana faz parte do calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul por ser uma festividade que oportuniza ao visitante e a comunidade vivenciar um pouco da história da imigração italiana, resgatando e preservando costumes, valores e tradições do nosso Estado.
O evento ocorre sempre em dois sábados no mês de Agosto, com um público aproximado de três mil pessoas por noite. A festa é considerada a mais italiana do Brasil e acontece na cidade mais Italiana do Brasil que é Antônio Prado.
Além de recuperar uma das mais lindas culturas do nosso Estado, que é a imigração Italiana na serra gaúcha, fomenta também a economia da região pois a atração colabora na geração de empregos e renda, e incentiva a indústria do turismo.